terça-feira, 13 de novembro de 2012

Oscar Niemeyer

Em homenagem ao grande arquiteto e com certeza inspirador de todos estudantes e seguindo o cronograma do blog que hoje é de falar sobre algum arquiteto, falarei sobre o nosso digamos, precursor das curvas.
Acredito que a partir disso todos já saibam quem é né?
Exatamente, Oscar Niemeyer!
Em homenagem e na torcida que todos estamos por ele se recuperar postarei algumas de suas obras, que nem preciso falar que são ótimas!

Catedral de Brasília

Famosa mão do memorial da América latina.

Museu de Oscar Niemeyer

Universidade de Constantine, na Argélia, dizem que é uma de suas obras preferidas!

VOLTAMOS!

Pessoal, peço de verdade mesmo, mil desculpas, mas como minha namorada havia postado eu viajei e estava sem internet. Meu modem havia queimado e estava demorando para o speedy mandar outro! Mas enfim o blog está de volta!
Vou aos poucos postando todas as matérias que estavam atrasadas! vou ver quando foi o ultimo post e vou postar os atrasados, portanto o blog terá até mais de 1 post por dia!
Então pessoal, desculpa mesmo!

Portanto, VOLTAMOS! e a partir de amanhã (13/11/2012) o blog está na ativa de novo!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Croqui de hoje

Bom dia pessoal! hoje é dia de croqui!!
vou postar alguns croquis digamos que fora do normal que tem sido postado aqui!
Alguns arquitetos famosos inclusive, que já projetaram diversos metros quadrados de arquitetura muito bem feitos, estão agora assinando projetos de... Casinha de cachorro! isso mesmo, os arquitetos estão projetando casinhas de cachorros e ainda por cima tem até explicações sobre o porque de cada coisa em cada lugar na "humilde residência".

A casa criada por João Rodolfo Stroeter é um cubo de acrílico revestido internamente por 22 futons de algodão cru coloridos.

Carlos Bratke propôs uma casa de acrílico para ambientes itnernos. "É transparente para o cachorro ficar sempre alerta",

A casa de cachorro projetada pelo arquiteto Ruy Ohtake terá formas arredondadas e tampo removível - assim é mais fácil deixar a casa limpa e fazer o sol entrar.

A casa criada por Roberto Loeb terá três pontos de apoio e será levantada a 4 cm do chão. No topo, terá uma almofada colorida e um sombreador, que também a protegerá da chuva. Além disso, a casa terá uma porta dupla perfurada e almofada interna no chão.

PLANTA HUMANIZADA??
A casa projetada pelo arquiteto Isay Weinfeld é um terreno em miniatura que tem até guarita.


domingo, 28 de outubro de 2012

Como fazer video de apresentação

Boa tarde pessoal, o post de hoje é sobre desenho digital, e vou passar um pouco do que sei a respeito de animação no kerkythea!
Primeiramente é muito simples de fazer uma animação no kerkythea!
Primeira coisa que você tem que fazer é uma coisa que é até natural de se fazer só que será feito no intuito de ser para a animação... você terá que salvar cenas em uma sequencia que estejam uma perto da outra de modo que quando você passe por exemplo da Cena 1 para a Cena 2 você  veja o que te interessa mostrar!
Você pode fazer quantas cenas forem necessárias para você, lembrando que quanto mais cenas, maior será o video!

Depois de salvar as cenas você terá que importar da forma comum para o Kerkythea.
Quando você estiver com o projeto aberto no kerkythea você terá que ir na aba "Tools" e em seguida Walkthrough Animation:


Em seguida aparecerá uma janela nela você colocará o nome da animação, duração do vídeo em segundos e quantos frames por segundo você quer ter, ou seja quantas imagens por segundo...
o comum é 30 frames/segundo mas você pode fazer como quiser. Quanto mais frames mais rapido será o video, quanto menos frames mais lento.
Depois de configurar isso você terá de ir em ADD NODE para adicionar as cenas que você quer que faça parte da animação.

Lembrando que ai só tem 1 cena, pois usei apenas para exemplo, mas para ser feito uma animação tem de ter no mínimo 2 cenas.

Após isso está configurado sua animação.
Então é só colocar para Renderizar, quando aparecer a janela em que você configura a resolução do render você deve selecionar para renderizar a animação, que está localizado na primeira caixa.


Começará a renderizar! 

Caso você tenha colocado duração de 10 segundos e a rate de 30 frames por segundo será renderizado 300 imagens, caso você colocou 10 segundos e 24 frames, ficará 240 imagens, e assim por diante.

Após isso você deverá usar qualquer programa de edição de vídeo colocar todas imagens na sequencia delas.
Pronto. seu vídeo está feito!



sábado, 27 de outubro de 2012

Monumento de hoje: Torre Eiffel

Bom pessoal, tudo bom com vocês?
vou falar hoje seguindo nosso cronograma da Torre Eiffel.

A Torre Eiffel é um monumento que apesar de ser um grande monumento de características arquitetônicas foi projetada por um engenheiro, o engenheiro projetista foi um francês, Gustave Eiffel.
O que poucos sabem, é que ela apesar de ser um grande monumento artístico também está instalado em seu topo uma antena de rádio, ou seja além de ser muito útil para nossa arquitetura como referência, também é útil na França como um suporte para antena se assim que podemos chamar.
A Torre Eiffel é uma estrutura metálica inteiro construído dessa forma, essas estruturas metálicas dão uma aparência de que foi feito utilizando treliças curvadas.
A Torre Eiffel foi construída entre 1887 e 1889 para representar o desenvolvimento tecnológico durante a Exposição Mundial. Também foi construída para comemorar os cem anos da revolução francesa.
Ela teve sua inauguração em 31 de março de 1889.
Ela possui 317 metros de altura e, aproximadamente, 10 mil toneladas de metal.
Um fato curioso da arquitetura é que até o ano de 1930 não tinham feito nenhum monumento tão alto quanto ela.
Ela é um dos pontos turísticos mais visitados da Europa inteira até hoje, até porque além de ter sua enorme fama na sua parte inferior ela abriga museu, restaurante e lojas.

Fotos da Torre:





sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Paisagismo

Bom pessoal, primeiramente quero agradecer a todos pela marca de:
Muito obrigado mesmo! O blog foi criado há uns 20 dias atrás apenas e já conseguimos alcançar a marca de 1000 visitas! Agradeço a todos que ajudaram a fazer isso acontecendo, seja mandando seus projetos, seja me dando incentivo, seja até mesmo repassando ele para um amigo!

Mas vamos falar do assunto de hoje que já estou até atrasado para postar! Mais uma vez... Faculdade me fez atrasar o post :( desculpem!

Mas vamos la! o assunto do dia é Paisagismo!

Decidi falar hoje a respeito do uso de vasos dentro de casa e do famoso Jardim de Inverno que agora é tão projetado nas novas casa e até mesmo em áreas não residenciais como prédios de comércio ou escritórios.


Vamos começar unindo as duas coisas que decidi falar hoje! esse é um jardim de inverno que apenas uma Palmeira foi utilizada plantada em solo, as outras plantas foram utilizadas prováveis vasos de cerâmica ou de concreto.
O lado bom de usar  vasos é que se você quiser usar uma planta que tome um bom espaço, ou seja ela é de porte um pouco maior não terá que se preocupar da raiz dela acabar de alguma forma afetando a estrutura da casa.
Mas a desvantagem de usar vasos é que na hora da irrigação se não for bem feita pode acumular água e gerar o famoso mosquito da dengue. Por isso hoje está sendo muito utilizado pedras por cima da terra, podendo assim jogar a água no próprio vaso sem ter problemas de a planta morrer por excesso de água!

Muito utilizado atualmente também são os vasos na parede, esse jardim de inverno ficou bem decorado com vasos na parede e vasos no chão.

Muito legal esse uso de água no jardim de inverno dando impressão de uma miniatura de riacho!

Como citei acima as plantas nos canteiros com as pedras deixando que elas não tenham perigo de serem regadas demais.

Jardim de inverno exterior, pequeno simples, mas acabou ficando muito legal também.

Jardim de inverno ou não tanto um jardim de inverno, porque esse dá mais ideia de um espaço de paisagismo exterior, pois ele está pegando quase que toda a parede, mas foi muito bem feito!



quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Interiores

Boa tarde, mais um dia sobre interiores!
estou com muitas imagens muito interessantes aqui sobre interiores e vou postar para vocês dando uma detalhada sobre cada uma!

Imagem de uma sala com uma ótima iluminação devido a enorme janela atras, e com um detalhe em alvenaria na parte da laje muito interessante no qual há um espaço para conseguir enxergar a parte de cima onde provavelmente deve haver quartos. Dá para perceber também que na parte de cima é todo em volta desse detalhe com um vidro temperado, o que deixa o espaço mais bonito ainda.

Simplicidade, essa provável sala de jantar conseguiu juntar o útil com o agradável de forma que não há um alto peso na vista, pois acabou sendo uma coisa simples porém muito agradável ao olho!

Um provável quarto com um tom mais infantil! Muito interessante também esses puffs ao redor da cama tendo uma espécie de bancada para a criança poder brincar, desenhar ou até mesmo fazer sua tarefa da escola.

Uma sala com um jeito que dá impressão de "inacabado" porém essa espécie de cimento queimado usado na parede, na mesa deixou muito legal o ambiente, e sem contar que essa enorme janela ao lado deixou o ambiente com uma ótima iluminação.
A cozinha ao lado já está com um revestimento um pouco diferente, sendo usado um revestimento mais rústico deixando muito interessante também!

Esta sala decidiu usar bastante enfeites, o que deixou a sala com bastante coisa visual, porém não sobrecarregou demais, usou excelentes quadros e pinturas e ao mesmo tempo não colocou nenhum apetrecho em criados mudos, ou raques que destonassem com o resto do ambiente!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Couraça

Boa tarde pessoal do Diário de Arquiteto!
O elemento arquitetônico artístico que falaremos hoje é um elemento não tão conhecido, até devido de qual estilo ele pertence que não é um estilo muito estudado, porém é também muito interessante, ele pertence ao estilo arquitetônico militar.
O que falaremos hoje é Couraça, que é uma espécie de escada, ou até mesmo em rampa que era feito com a finalidade de defender algum ponto estratégico que ficava localizado na parte externa de alguma fortificação.
Uma fonte por exemplo de água potável era algo importante na época, portanto eles faziam uma couraça ligando o castelo até a fonte ou a mina de água e fechavam para que ficasse então um lugar protegido e que apenas as pessoas que estavam no castelo teriam acesso.

Projeto de couraça
Um lugar que é um exemplo que foi usado uma couraça é o Castelo de São Jorge, localizado em Lisboa - Portugal.

Perspectiva do Castelo de São Jorge mostrando a Couraça.


terça-feira, 23 de outubro de 2012

Biblioteca Alexandrina

Boa tarde pessoal ! hoje é dia de mostrar grandes arquitetos e suas obras, vou falar hoje a respeito de uma empresa de arquitetos noruegueses chamada Snøhetta, vou dar ênfase em uma importante construção deles e sem dúvida, uma construção com um resultado ótimo que foi a Biblioteca Alexandrina, que hoje fica localizada na costa do Mar Mediterrâneo, em uma cidade egípcia de Alexandria.
Durante a antiguidade a biblioteca foi destruída e depois reconstruída somente agora no ano de 2002 e reaberta ao público.
O projeto da biblioteca é da autoria de uma empresa de arquitetos noruegueses a Snøhetta. A construção demorou sete anos e foi inaugurada em 2002, mas a ideia nasceu em 1974. Os principais financiadores da instituição foram a UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e o governo egípcio e o custo total da obra rondou os 200 milhões de euros.
A reconstrução da famosa Biblioteca de Alexandria resultou numa estrutura de forma incomum. A construção principal da Biblioteca Alexandrina parece um gigantesco cilindro inclinado. A ampla fachada do cilindro central, de granito cinza, tem letras de alfabetos antigos e modernos. Dispostas em fileiras, as letras representam apropriadamente as bases fundamentais do conhecimento.
A maior parte do interior do cilindro é ocupada por uma sala de leitura aberta, com o piso em vários níveis. No subsolo há espaço suficiente para 8 milhões de volumes. Há também espaços reservados para exposições, salas de conferências, biblioteca para cegos e um planetário.

Imagens da Biblioteca:

Entrada da biblioteca

Interior da biblioteca

Perspectiva da biblioteca a noite

Fachada da biblioteca








segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Croqui MASP

Croquiiiiii! Bom dia pessoal!
O Croqui de hoje que vou postar é do MASP, Museu de Artes de São Paulo.
Ele é muito famoso pelo seu vão livre de mais de 70 metros entre uma coluna e outra.
O Engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz foi quem projetou esse vão. Já o projeto arquitetônico foi feito pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi, ele é considerado um importante exemplo da arquitetura brutalista brasileira e é também um dos mais populares ícones da capital paulista, sendo tombado pelas três esferas do poder executivo.

Não é bem um croqui, mas coloquei como uma curiosidade... esta foto mostra o esquema estrutural para conseguir sustentar os quase 70 m de vão livre.

Os três principais croquis do MASP.
Croqui vista lateral do MASP
Perspectiva do MASP
Relação Croqui x Construído, ao fundo podemos ver inclusive o ponto de fuga sendo utilizado pelo arquiteto quando fez o Croqui.



Renderização

Pessoal desculpa a demora, é que tive um pouco atolado com os trabalhos da faculdade!
mas enfim, vou postar para vocês o tema de hoje que é desenho digital!
vou falar para vocês sobre renderização.

Bom, não sou um mestre em renderização, mas vou passar um pouco que sei e o que eu pesquisei e aprendi sobre renders.
Cada render tem sua prioridade, porém a função de todos falando claramente é "fazer parecer real", eu particularmente recomendo 2 renders em especial, V-ray e Kerkythea em questão de fotorealismo para fachadas e interiores...
Caso voce for usar o render para renderizar uma paisagem, ai o mais usado é o Vue ele deixa as paisagens com uma cara muito bonita e realmente parecendo que é real! você tem que olhar muito a fundo para perceber que na verdade é um design gráfico!

Um programa que não é muitooo bem considerado um render é o Lumion, ele na verdade usa o V-ray como um plugin interno dele, esse programa é muito utilizado para fazer videos de apresentação da edificação, pois ele é capaz de colocar muitas coisas em movimento como por exemplo, pessoas andando, fonte jogando a água para cima, pássaros, folhas caindo da árvore... porém como nem tudo é como a gente realmente quer, ele é um programa que já exige uma placa de vídeo com maior resolução. Porém o resultado final dele é totalmente compensador!

Programa Lumion durante uso

Renderização final do Lumion

Como podem ver, a imagem final do Lumion deixa bem realista! Sem contar as ferramentas que você pode utilizar facilitando sua vida.

Vue como disse é um render mais utilizado para paisagismo, mas também é utilizado em filmes como por exemplo o famoso Piratas do caribe:


Acredite ou não essas imagens do Piratas do Caribe não são reais

Vou postar agora duas imagens minhas que utilizei o Kerkythea em uma delas e na outra o V-ray para vocês poderem notar a pequena diferença entre um e outro em questão de foto realismo, porém na minha opinião o Kerkythea é mais simples de usar.

V-ray

Kerkythea

Para encerrar vou postar um vídeo que está no Youtube de um hoje Arqº que estudou na FACCAT, o vídeo é o vídeo de apresentação do TG dele.


 
O vídeo pelo que conversei com ele foi usado o V-ray e o Lumion!




sábado, 20 de outubro de 2012

Taj Mahal, Beleza indiana!

Sábado, dia de arquitetura famosa, e escolhi hoje para falar de uma construção que é a minha preferida!
Vou falar sobre o Taj Mahal!

O Taj Mahal é um  mausoléu em Agra, uma cidade da Índia e o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das novas sete maravilhas do mundo moderno em uma celebração em Lisboa no dia 7 de Julho de 2007 como foi postado no dia 13/10/2012 em nosso blog (sábado passado).
A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 20 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no sumptuoso monumento de mármore branco que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa favoria, Aryumand Banu Begam, a quem chamava de Mumtaz Mahal ("A jóa do palácio"). Ela morreu após dar a luz ao 14º filho, tendo o Taj Mahal sido construído sobre seu túmulo, junto ao rio Yamuna.
Assim o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semipreciosas, tais como o lápis-lazúli entre outros. A sua cúpula é costurada com fios de ouro. O edifício é flanqueado por duas mesquitas e cercado por quatro minaretes.
Supõe-se que o imperador pretendesse fazer para ele próprio uma réplica do Taj Mahal original na outra margem do rio, em mármore preto, mas acabou deposto antes do início das obras por um de seus filhos.

Algumas imagens do Taj Mahal: