Durante a antiguidade a biblioteca foi destruída e depois reconstruída somente agora no ano de 2002 e reaberta ao público.
O projeto da biblioteca é da autoria de uma empresa de arquitetos noruegueses a Snøhetta. A construção demorou sete anos e foi inaugurada em 2002, mas a ideia nasceu em 1974. Os principais financiadores da instituição foram a UNESCO ( Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) e o governo egípcio e o custo total da obra rondou os 200 milhões de euros.
A reconstrução da famosa Biblioteca de Alexandria resultou numa estrutura de forma incomum. A construção principal da Biblioteca Alexandrina parece um gigantesco cilindro inclinado. A ampla fachada do cilindro central, de granito cinza, tem letras de alfabetos antigos e modernos. Dispostas em fileiras, as letras representam apropriadamente as bases fundamentais do conhecimento.
A maior parte do interior do cilindro é ocupada por uma sala de leitura aberta, com o piso em vários níveis. No subsolo há espaço suficiente para 8 milhões de volumes. Há também espaços reservados para exposições, salas de conferências, biblioteca para cegos e um planetário.
Imagens da Biblioteca:
Entrada da biblioteca
Interior da biblioteca
Perspectiva da biblioteca a noite
Fachada da biblioteca
Nenhum comentário:
Postar um comentário